Será que eu posso fazer um mestrado em alternância na França? Para quem ele foi feito? Qualquer pessoa pode cursar um master en alternance?
Oie! Eu sou Carla do instagram @CarlaNaGringa e hoje nós vamos falar sobre os pré-requisitos para fazer um mestrado em alternância na França. Mas primeiro eu gostaria de te lembrar que essa é apenas UMA modalidade de mestrado possível, tá bom?
A primeira e mais eliminatória característica de alguém que pode fazer mestrado em alternância na França é que você precisa ter concluído uma graduação de, pelo menos, 3 anos. Isso significa que quem tem nível técnico de dois anos não pode vir direto para o mestrado em alternância, mas pode fazer o último ano de Licence na França, o L3, para só depois se lançar no mestrado.
Infelizmente, apesar da Licence também possuir a opção da alternância, ela não está disponível para estudantes recém chegados do Brasil, o que conhecemos como primo-arrivants. Isso porque o decreto que liberou a alternância para primo-arrivants, (décret n° 2021-360) só engloba estudos do nível Master ou Grandes Écoles.
Outro critério eliminatório é a idade. O contrato de alternância para estudantes estrangeiros, que possuem apenas visto de estudante no país, precisa ser assinado até a véspera do aniversário de 30 anos do mesmo. Depois desta idade, ainda é possível estudar em alternância, mas o processo acontece via visto de trabalho, utilizando o valor acumulado no CPF (compte personnel de formation) e que é recolhido anualmente do trabalhador.
Por último, mas não menos importante, a alternância é focada no ambiente corporativo francês e pretende inserir jovens no mercado de trabalho, mais especificamente no ambiente empresarial. Isso significa que estudantes de alguns cursos da área de saúde podem ter dificuldade em encontrar cursos em alternância. Além disso, o processo para exercer profissões como medicina, enfermagem e odontologia na França é um pouco mais complexo do que um mestrado profissionalizante para outras áreas.
A recomendação geral é que, se há interesse em estudar em alternância dentro da área de saúde, o estudante deve focar em mestrados voltados para a Gestão, seja ela de saúde pública ou apenas geral, para ser usadas no ambiente hospitalar ou em consultório.
Outro curso que passa por uma triagem ao desejar se aprofundar no conhecimento acadêmico na França é o de Arquitetura. O processo para ter o título de arquiteto também é diferente, então áreas como História da Arte ou até Gestão de Projetos são as mais indicadas para quem quer obter um BAC+5 francês ligado à Arquitetura. Além disso, cursos como Direito também podem ver suas possibilidades de alternância reduzidas apenas ao segundo ano do mestrado (M2), quando os conteúdos passam a ser mais específicos.
Estes são pré-requisitos diretamente ligados ao mestrado em alternância, mas no geral é necessário também comprovar um nível B2 de inglês ou francês para estudar na França. Com relação à inserção no mercado de trabalho francês, dominar o idioma do país continua a ser, sem dúvidas, um fator facilitador na hora de encontrar um emprego em alternância. Para encontrar bolsas para conseguir fazer o seu mestrado, você pode ler esse artigo aqui!
Se você gostou deste artigo, leia também: