Posso aplicar para o mestrado na França morando na Europa? Quais os pré-requisitos para pedir o visto de estudante na França sem ter que voltar para o Brasil? Como me inscrever para o Master na França sem precisar sair do espaço Schengen?
Oiii, hoje eu vou contar para vocês um pouquinho do que mudou na hora de você – que mora aqui na Europa – começar o seu mestrado na França.
Assim, para iniciar seu mestrado já daqui, sem precisar ir para o Brasil, é necessário ter um visto válido, como o visto de au pair, de trabalho, uma autorização para residência ou outro visto que te garanta permanência na Europa.
Mas, cuidado! Uma exceção à regra é o visto PVT (Visto Férias-Trabalho) porque, nesse caso, o buraco é um pouco mais embaixo: Há a necessidade de voltar ao Brasil para solicitar uma nova autorização de moradia na França, já que esse visto foi feito especificamente para dificultar a permanência dos estrangeiros aqui na Europa. Se quiser saber mais sobre como se inscrever pro mestrado usando o visto PVT, veja esse vídeo bem completo sobre o tema.
Agora, caso já esteja em território europeu com todos os seus documentos certinhos, você poderá fazer o seu processo pela plataforma Mon Master, que possibilita se inscrever no processo seletivo em mais de 30 cursos distintos de uma só vez.
E olha… Esse processo mudou há pouco tempo.
Em março de 2023, a plataforma MonMaster passou a ser a nova ferramenta de inscrição unificada no M1 (primeiro ano do mestrado na França), para quem tem cidadania europeia ou possui visto válido para um país Estado Membro da UE (saiba tudo sobre a plataforma MonMaster, nesse post aqui!). Na plataforma, você pode aplicar para até 15 cursos de master recherche (mestrado pesquisa) e para mais 15 na modalidade de alternância. E o melhor: de forma 100% gratuita.
Contudo, como tudo que é bom, é preciso um pouco de atenção. Alguns cursos não serão encontrados por lá já que a maioria das Écoles não utiliza a plataforma. Então, se você preferir aplicar para o nível M2 ou estudar numa école talvez o MonMaster não seja a forma de inscrição ideal para você!
Para quem quer se candidatar para cursos de mestrado ou pós-graduação em écoles, a maioria das candidaturas é feita de modo independente, enquanto para o M2 ainda é usada a boa e velha plataforma e-candidat de cada universidade.
E aí, agora que você sabe como se inscrever para o mestrado na França já estando aqui na Europa e sem ter que voltar para o Brasil, ficou tudo mais fácil, né?! Eu espero que sim!! Porque eu estou pronta para te ajudar a realizar o seu sonho de estudar aqui na França e depois te encontrar para um piquenique na frente da torre Eiffel!
Então, pra ficar por dentro de tudo sobre o mestrado ou a pós-graduação aqui na terra do croissant, me siga nas minhas outras redes sociais (Instagram, Tiktok e Youtube), que toda semana eu posto conteúdo sobre como receber até 2 mil euros por mês para fazer a sua pós graduação ou o seu mestrado por aqui.