Como aplicar para o mestrado já estando na França? O processo para começar o mestrado mudou? O que é a plataforma Mon Master? Como me inscrever pro mestrado na França?
Se você tem visto válido para – ou cidadania de – algum país da União Europeia e quer aplicar para o primeiro ano do mestrado na França, o governo acaba de mudar o processo lançando a plataforma Mon Master, que surge como um facilitador na busca dessa pós-graduação.
Diferentemente de quem ainda está no Brasil, o processo para os alunos já residentes na França – ou que possuem cidadania de algum Estado membro da União Europeia – foi repaginado. Agora, a plataforma Mon Master é o canal que liga as universidades a você. Deste modo, facilita o processo de aplicação para as universidades francesas.
O site, lançado recentemente, pretende a união dos mestrados do país e oferece um aparato digital para que seja possível criar um dossiê do estudante a fim de candidatar-se diretamente para universidades de sua escolha.
Após anexar os documentos, o futuro mestrando terá um catálogo dos cursos disponíveis na França, na área desejada, e poderá fazer a candidatura para até 30 cursos de uma só vez (15 mestrados pesquisa e 15 mestrados em alternância). A própria plataforma encaminhará as informações do candidato para as instituições escolhidas.
É interessante ressaltar que essa unificação também cria um calendário único para quem deseja ingressar no M1: todas as datas serão as mesmas. Dessa maneira, o processo fica mais fácil para os novos estudantes, que já moram na França. Por isso, coloquei aqui abaixo as datas relacionadas para o ano de 2023, pra você ficar atento e não perder a oportunidade de fazer o seu mestrado.
Calendário Mon Master 2023 Site entra no ar: 01 de fevereiro de 2023 Candidatar-se para as vagas: 22 de março até 18 de abril Análise das candidaturas: 24 de abril até 16 de junho Respostas das aplicações para o mestrado (em alternância): 24 de abril até 30 de setembro Respostas das aplicações para o mestrado: 23 de junho até 21 de julho |
Assim, com a nova plataforma, o processo para fazer o mestrado na França mudou para melhor. O caráter facilitador e unificador do Mon Master aproxima o estudante que já reside no país do sonho da pós-graduação, Master ou MBA. Para quem deseja dar início ao seu processo já no M2, o processo de inscrição para o segundo ano do mestrado continua sendo via plataforma e-candidat de cada instituição e seguindo o calendário próprio das mesmas. (Clique aqui para saber mais sobre quem pode começar o mestrado pelo M2)
Para ficar por dentro de tudo sobre a inscrição para o mestrado na França,, me siga nas minhas outras redes sociais (Instagram, TikTok e Youtube).
Artigo escrito por Ana Beatriz Coelho sob supervisão de Carla Ribeiro
Não tenho cidadania nem descendência, posso mesmo assim em candidatar ao mestrado ???
Pode, sim. Eu também não tenho nenhum dos dois. Mas nesse caso, a candidatura não é feita por essa plataforma e sim pelo Campus France, CampusArt ou candidatura independente.