Qual o limite de idade para fazer mestrado na França? Quais as características do mestrado de pesquisa francês? Tenho mais de 30 anos, posso fazer meu master na França?
A primeira coisa que deve ficar clara é que: O mestrado na França NÃO tem limite de idade! Mas, Carla, porque então as pessoas sempre pensam que existe essa limitação?
Isso acontece porque existem dois tipos de mestrado na França: O Master Professionnel e o Master Recherche.
O primeiro, poderá ser feito em alternância e é destinado aos estudantes de até 30 anos. Já o segundo, mais voltado para a pesquisa, é muito similar ao que nós temos no Brasil. É importante entender que ele é destinado para alunos de todas as idades e que essa modalidade tem um caráter de pesquisa, no qual, ao final do curso, será desenvolvida uma tese de dissertação sobre o tema escolhido.
O Mestrado Recherche está disponível para todas as áreas (saúde, finanças, arte, marketing, entre outras) e pode ser feito em inglês (existem mais de 1.000 opções distintas). Além disso, o estudante poderá ter qualquer idade ao iniciá-lo. Quando finalizar o curso, o aluno terá o título de mestre e seu nível será BAC+5 (isso vai te dar um piso salarial mais alto nas empresas francesas).
Outro ponto importante é que, fazendo o mestrado de pesquisa, ainda assim será possível trabalhar na França, mesmo ainda possuindo apenas um visto de estudante. Dessa forma, você terá a possibilidade de trabalhar 964 horas por ano, que correspondem a, mais ou menos, 60% da carga horária de um trabalhador regular.
Para fazer esse tipo de mestrado, é necessário falar inglês ou francês, nível pelo menos B2 (intermediário alto – comprovado por teste de proficiência aceito pelo programa escolhido).
O mestrado de pesquisa custa entre 243 euros por ano e 15.000 mil euros por ano. Cabe ao próprio estudante buscar o que se adequa à sua realidade e ao seu orçamento.
Além da possibilidade de trabalhar, o estudante estrangeiro na França também tem direito a variadas formas de auxílio do governo francês, como a CAF (auxílio aluguel pros estudantes), o que ajudaria a amenizar os custos do aluno.
Infelizmente, o mestrado que eu fiz (em alternância – que te paga até 2.000 euros por mês para estudar na França) não está disponível para alunos estrangeiros com mais de 30 anos. Mas eu espero que isso não seja um impedimento pra você, porque são inúmeras as possibilidades de fazer o seu mestrado de pesquisa pagando pouco, depois dos 30, e você ainda pode receber incentivos governamentais para isso!
E é isso, agora que você já entendeu que as portas continuam abertas pra você, mesmo depois dos 30 anos, não perca tempo e venha aprender mais sobre como fazer seu master, pós-graduação ou MBA aqui na França!
Todos os dias eu posto conteúdos novos nas minhas redes sociais (Instagram, Tiktok e Youtube), assim, é só ficar de olho por lá, e se preparar para essa nova fase na sua vida acadêmica e profissional!
Artigo escrito por Ana Beatriz Coelho sob a supervisão de Carla Ribeiro.