Se você quer estudar na França e vai fazer a sua candidatura via MonMaster, a boa notícia é que a instituição já liberou o seu calendário de candidaturas para o ano letivo de 2024-2025, que tem início em setembro/2024. Para você não ficar de fora de nenhuma informação importante, deixo aqui abaixo o calendário de aplicação para o mestrado, para quem mora na Europa com visto válido ou tem cidadania europeia e deseja começar do nível M1.
Sendo assim, é possível perceber que a plataforma MonMaster está passando por melhorias significativas com o intuito de garantir uma experiência mais fluida e eficiente para candidatos e instituições. Uma interface mais amigável deve ser implementada, com um novo painel que oferecerá aos candidatos um acompanhamento mais preciso do status de suas candidaturas e das propostas recebidas.
Uma etapa crucial no aprimoramento da alocação de vagas é a introdução de uma fase complementar após a fase principal. Aberta a todos os candidatos que não aceitaram definitivamente uma proposta durante a fase principal, ela permite que os estudantes realizem até 10 escolhas em cursos convencionais e em alternância. Ao final da fase complementar, todas as propostas de admissão aceitas provisoriamente vão ser consideradas como definitivas.
Além disso, a admissão para cursos de mestrado em alternância seguirá o mesmo modelo utilizado em 2023. Isso significa que os candidatos aceitos ainda deverão apresentar um contrato ou promessa de contrato na plataforma, evitando assim que candidatos sem contrato ocupem vagas que poderiam ser preenchidas por candidatos em lista de espera, mas que já possuem contrato. Finalmente, o calendário foi otimizado com a ideia de garantir que a maioria dos estudantes tenha seu aceite antes do final de julho.
Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.