Pra quem não conhece, o visto PVT (também conhecido com visto férias-trabalho) é uma modalidade nova de visa francês. Assim, solicitando-o você poderá ir à França e trabalhar em qualquer segmento por um ano, de forma legal, mesmo sem falar francês. Ele é um pouco mais caro que os demais, mas é ideal se o seu objetivo for, por exemplo, conhecer a cultura do país.
Agora, caso você pense em fazer o mestrado após o visto PVT, eu não recomendo, por esses motivos:
- O visto não pode ser trocado na França –> Ainda que, a empresa queira lhe contratar, será necessário voltar ao Brasil para trocar o seu PVT para o visto de trabalho. Da mesma forma, se você quer fazer o mestrado, você precisará voltar ao Brasil para conseguir o seu visto de estudante.
- Necessidade de entrevistas presenciais para conseguir o visto de estudante para brasileiros sem cidadania de um país membro da união europeia –> O Campus France só faz a entrevista de forma presencial, em todas as capitais brasileiras. Essa entrevista é obrigatória e pré consular, nela você irá receber um número, que será usado na sua entrevista com o Consul. A segunda entrevista é a para o visto, que será feita nos consulados de: São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro, e ainda na Embaixada Francesa, em Brasília. De toda forma, você tem que estar no Brasil para faze-las.
Quer saber um pouco mais e curiosidades sobre esse processo e particularidades do visto? Assista esse vídeo aqui que eu fiz contando todos os detalhes:
Eai, você tem o PVT? Gostou das informações? Espero que sim! Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.