Se você também está pensando em ser au pair, pode estar se perguntando qual faixa etária se encaixa melhor com o seu perfil.
Bebês, crianças pequenas, maiores ou adolescentes são sempre um desafio que pode ser melhor encarado se a gente tiver a malemolência de encontrar aquela faixa etária que combina com o que a gente procura no programa de au pair. Confere aqui qual seria o melhor plano pra você:
Recém-nascidos
Se você é IQ (Qualificada para Trabalhar com Crianças Menores de 2 Anos), mas não tem experiência com recém-nascidos, fique sabendo que não é assim tão complicado lidar com a criança em si. Apesar de ser muito cansativo ser au pair de new born, o problema mesmo vai ser a host mom em casa o dia todo, curtindo a licença maternidade e, muitas vezes, infernizando seu juízo!!
Lógico que existe família perfeita, sim hahahahe você pode acabar dando a sorte de encontrar uma hosta gente boa, mas tenha em mente que ela vai estar em casa 100% do tempo e isso pode ser desgastante até para os melhores relacionamentos.
Além disso, recém-nascidos geralmente vêm acompanhados de um irmãozinho ou irmãzinha mais velhos. É bom pensar com calma se você tem sanidade mental suficiente pra dar conta de um picutchuco que não vai pra escola ainda e passa o dia todo em casa + um não tão picutchuco que tem energia de sobra quando chega.
Confira abaixo as dicas para crianças de outras idades e analise se, dependendo da idade da mais velha, essa família se encaixaria no seu perfil.
Crianças de 6 meses a 2 anos de idade
Nessa idade, a criança ainda não se comunica em inglês, então se você está fazendo o intercâmbio com foco em desenvolver o idioma, pode ser que essa não seja a faixa etária mais indicada pra você. Por passar muito mais tempo com as kids do que com os host parents, a au pair termina por interagir com a criança apenas na sua língua materna e o inglês continua eternamente xoxo.
Apesar de ser possível fazer aquela amizade sincera com gringos e gringas dispostos a ensinar e a compartilhar experiências, todos sabemos que brasileiro acaba se juntando é com brasileiro, né? Não é todo mundo que entende que, quando toca Evidências, tem que levantar e colocar a mão direita sobre o coração em reverência ao hino nacional brasileiro! 😛
No entanto, se você não é tão strong driver assim, ser au pair de crianças mais novas pode ser um ponto positivo já que não é necessário levar e buscar a kid na escola todos os dias. Os passeios podem ser feitos a pé, se você tiver um pouco insegura com a direção. Só não esquece de deixar claro para a sua host family que você é motorizada, mas não tem tanta experiência. Isso já ajuda a deixar eles cientes de seus pontos fracos e fortes, pra não acabar criando expectativas que você não pode atender.
Crianças de 2 a 9 anos
A faixa-etária é enorme, mas engloba mais ou menos as mesmas coisas na rotina da au pair. Você vai ter mais horas livres por dia (a não ser durante a odiada summer break hahahah) e vai poder praticar bastante o inglês com crianças que podem ser amorzinho e te corrigir OU podem ser the monhas que vão rir da sua cara quando você errar uma pronúncia. De qualquer forma, já é um empurrãozinho em direção àquele tão sonhado inglês fluente.
Crianças nessa idade requerem uma au pair com um pouco mais de experiência no volante, já que você vai levar e buscar sempre na escola e em outras atividades. Elas podem ser difíceis, mas sempre terão energia pra fazer programas mais divertidos e interativos. Além disso, crianças que têm irmãos com idades próximas, acabam se entretendo sozinhas entre elas, o que pode te ajudar a fazer outras atividades necessárias (cozinhar, laundry, etc) mesmo enquanto elas estiverem em casa.
Crianças maiores de 9 anos
Nessa idade, as crianças já têm a sua personalidade melhor formada e, dependendo de como aconteceu sua criação, podem ser voluntariosas ou difíceis de lidar. O ideal é que você já tenha uma maturidade maior e seja, no mínimo, maior de 21 anos. Isso vai ajudar o pré-adolescente ou adolescente a te ver como mais uma figura de autoridade na casa, além dos pais.
Isso também depende da liberdade que os hosts vão te dar para disciplinar as crianças, etc. Por isso é bom também perguntar, durante aquelas conversas no Skype, qual a visão deles sobre a au pair aplicando disciplina como tirar o smartphone, proibir uso do ipad, etc.
Essas crianças podem obviamente te impulsionar muito com o inglês, mas também podem ter menos paciência pra te ajudar, se seu inglês for muito básico. O ideal é ter conhecimento intermediário do idioma, pra conseguir ter conversas (meio emboladas, mas) construtivas e amigáveis com elas.
Ser strong driver vai ser essencial já que, nessa idade, você vai ser mais motorista, supervisora e cozinheira do que quaisquer outras coisas.