Cheguei na França como au pair, em agosto de 2018, sem falar nada de francês e sem nem saber quais as possibilidades de ficar no país depois do visto de au pair. Depois de entrar com a bunda e o motivo-da-minha-vinda-pra-França entrar com o pé, resolvi meter as caras e focar em aprender o idioma.
Após três trimestres estudando francês na École l’Etoile, em Paris (e pagando 480 + 430 + 430 em cada trimestre respectivamente), eu alcancei o nível B1. Aí, então, decidi que ia encontrar outras formas de continuar morando na Europa e comecei a correr atrás do mestrado.
Clica neste link se quiser saber como fazer um mestrado gratuito na França
Em novembro de 2019, me ofereci para fazer trabalho voluntário numa agência de produção de conteúdo para grandes empresas e passei a trabalhar com eles. Pra quem não sabe, aqui na França, o máximo de horas como au pair é 25h por semana, então eu trabalhava 20h na agência e mais as horas do programa.
Onde encontrar o mestrado ideal para você?
Entre no site Trouver Mon Master e pesquise o tema principal de mestrados que você vê como uma possibilidade. No meu caso, por exemplo, meu centro de interesse era “Marketing Digital”, então pesquisei assim e fui olhando todas as escolas que ofereciam esse curso. Tentei também outras posssibilidades como “Digital” ou apenas “Marketing”.
Como fiz isso só em maio de 2020, algumas escolas já tinham encerrado suas inscrições. Por isso, a minha recomendação é fazer essa parte logo em fevereiro, para não perder prazos.
Após encontrar o mestrado escolhido, busque no Google a seguinte fórmula: NOME DA UNIVERSIDADE + ECANDIDAT (ex. Paris Nanterre ecandidat) para ter acesso à plataforma da universidade que têm o curso já encontrado no Trouver Mon Master. Nessa plataforma, crie um login e senha e dê início ao preenchimento do seu dossiê online, com os documentos necessários.
Eu recomendo também que você busque no Google por: Universités refusants d’appliquer la hausse des frais d’inscription. E abra o artigo mais recente possível para conferir se a sua universidade aumentou as taxas para estudantes estrangeiros ou não.
Atenção: Para quem mora fora da França, o procedimento é diferente porque inclui passar pelo Campus France, órgão que faz a mediação entre estudantes estrangeiros e universidade francesas.
Espero que esse post tenha sido útil! Qualquer dúvida, me segue no Instagram, onde mostro a minha vida na França durante meu mestrado por aqui.