Recentemente, em março/2019, o governo francês autorizou uma aumento de 10 vezes no valor total do mestrado e da graduação para estudantes estrangeiros. No entanto, algumas universidades se recusaram a aplicar o aumento e ainda cobram os valores antigos.
Para encontrar a lista de universidades que não aderiram ao aumento, recomendo jogar no google “Universités refusant d’appliquer la hausse des frais d’inscription” e abrir a lista mais recente disponível.
O valor do mestrado que eu escolhi é 249.57 euros por ano. Além disso, há uma taxa de contribuição para a vida estudantil e para o campus, no valor de 91 euros por ano.
Ou seja, o valor total anual do curso é de 340,57 euros.
No entanto, é possível encontrar um master que custe ainda menos do que isso, caso você opte pela mobilidade em alternância. Para saber mais sobre isso, leia este post.
Além disso, eu paguei 75 euros pelo meu visto de estudante com duração de 2 anos. E tive que comprovar ter um sponsor no Brasil com um salário superior ou igual a 3×650 euros. Vou falar mais sobre os documentos necessários para tirar o visto de estudante na França num próximo post, mas o que eu gastei de fato para fazer o master até agora (fim do meu M1) foi:
Total: 340,57 + 75 = 415,57 euros. Incluindo o valor do curso e do visto por dois anos, mas sem incluir despesas gerais que tenho com casa, alimentação e transporte. Posso fazer um outro post sobre isso também, se vocês quiserem.
Ah! Não esquece de me seguir no Instagram para acompanhar a minha de estudante em Paris pelos próximos anos e pra gente trocar figurinhas sobre o seu processo, tá bom?