Oie! Muita gente me pediu para falar sobre o tema da graduação na França e, apesar de estar cursando o mestrado agora e não a graduação, eu dei uma pesquisada e decidi trazer algumas informações sobre o tema pra vocês. Segundo Marina, do instagram @marina.au.lait, existem três caminhos para chegar a uma graduação na França. Para saber qual deles seguir, é preciso se fazer algumas perguntas:
1. Você está no Brasil ou na França?
Caso esteja no Brasil; você vai seguir a sua candidatura com o Campus France, através do dossier Blanc . O site deles é muito completo e bem explicativo. Nele, você vai encontrar todas as informações necessárias para seguir o seu processo de vir estudar na França.
Caso você esteja na França com visto válido, a próxima questão é:
2. Você tem ou não cidadania europeia?
Se tiver cidadania europeia, a sua candidatura será feita pelo site Parcoursup. Nele, você também vai encontrar maiores informações sobre este processo.
Se você não tiver a cidadania europeia, como nós mortais, você deverá preencher o Dossier Vert, que (PASME!) é feito até hoje em papel e impresso. Isso significa que você precisa ir entregar o dossiê na faculdade ou enviar por carta. O endereço de envio está disponível no próprio site.
Documentos necessários:
É importante também saber quais serão os documentos necessários para aplicar para a graduação aqui na França. Lembrando que esses não são os documentos pedidos para o visto, mas apenas para compor o dossiê que será enviado para as universidades.
- Comprovante de nível de francês – TCF ou DELF – nível B2 ou C1 (confira aqui qual teste eu fiz e qual foi a minha nota). Cada faculdade pode exigir um nível diferente de francês, sendo o mais baixo normalmente B2 e o mais alto C2.
Traduzidos por tradutor juramentado:
2. Certificado de conclusão do Ensino Médio
3. Histórico escolar do Ensino Médio
4. Certificado de admissão numa faculdade brasileira para o mesmo curso que você deseja cursar no Brasil.
Em francês e/ou com tradução feita por você:
5. Carta de motivação (veja aqui o exemplo da minha carta de motivação para o mestrado)
6. Currículo
7. Carta de recomendação profissional ou acadêmica (veja aqui como solicitar uma carta de recomendação por e-mail).
Espero que esse post tenha servido para dar uma luz a quem quer fazer a graduação aqui na França, principalmente pelos links que disponibilizei. Caso ainda tenha dúvidas, deixa um comentário aqui ou me segue no Instagram e vamos nos falando por lá.
Oi Carla! Tudo bem?
Você sabe informar sobre o aumento da tuition fees?
Vi que para graduação passou a ser 2770 euros anuais e que algumas faculdades ainda não aderiram, aí na frança fala-se em alguma previsão até todas aderirem?
Obrigada pela postagem.