Fala, galera! Já há algum tempo, eu tenho recebido mensagens de vocês lá no Instagram me perguntando o que eu acho a respeito dos cursos de au pair que têm surgido desde a pandemia, então resolvi dar a minha sincera opinião sobre o assunto. Se você tem medo de investir nisso e quer saber o que pensa alguém que não produziu um curso sobre o tema, mas fala constantemente sobre ser au pair na França: vem comigo!
Tempo ou Dinheiro
Quando eu me organizei pra vir para a França, eu tinha mais dinheiro do que tempo. Isso significa que eu queria vir o mais rápido possível e que tinha uma reserva de dinheiro para investir nesse sonho (ou pelo menos tinha de onde tirar essa grana). Na minha época, não existiam cursos para ser au pair aqui, mas eu sempre digo que, se existissem, eu teria sido a primeira a comprar. Isso porque eu acredito que ter comprado um curso me evitaria muita dor de cabeça com os processos burocráticos franceses.
No entanto, se você tiver tempo sobrando para fazer coisas como: buscar as informações na internet, encontrar pessoas dispostas a te ajudar e pescar tudo que é essencial em cada etapa do processo, talvez você possa deixar para gastar a grana com outras coisas.
Amizades ou Solitude
O que eu acho mais legal na ideia de fazer um curso para ser au pair é o fato de fazer parte de uma turma. Isso mesmo que você leu. Eu acho o grupo de alunos até mais importante que o curso em si. Porque eu vim para a França completamente sozinha, como vocês sabem, e permaneci assim por um ano inteiro! Antes de conhecer as amigas que tenho hoje, terminei o namoro que me fez vir, fui expulsa da casa da host family, passei o ano novo doente em casa, tive infecção nos olhos… Tudo isso sozinha! Se eu tivesse podido participar de um grupo de pessoas interessadas em vir, que estivessem tão motivadas quanto eu e que já trocassem figurinhas comigo muito antes, acho que as coisas poderiam ter sido diferentes.
Se você faz o estilo lobo-solitário e não se importa em vir desbravar o mundo numa vibe de solitude, então esse ponto positivo de fazer parte de um grupo de alunos pode não combinar muito com a sua personalidade. Eu conheço garotas que foram au pairs em lugares afastados e acabaram não fazendo muitas amizades, mas que tiveram um bom intercâmbio mesmo assim. Tudo depende de como você acredita que vai se sentir ao morar em outro país.
Plano ou Sonho
Se você acabou de descobrir que o programa de intercâmbio de au pair existe e ainda não tem certeza que vai mesmo conseguir vir realizar esse sonho de morar em Paris, fazer um curso pode te ajudar – e muito! – nessa iniciativa. Isso porque ter investido numa parte do processo vai fazer com que você finalmente tire esse plano no papel e saiba exatamente o que fazer dali em diante. Eu pessoalmente acredito que materializar nossos sonhos faz com que eles saiam deste lugar de fantasia e comecem a se parecer mais com planos concretos.
Agora se você é macaca-velha do assunto, já conhece bem o programa e já está com tudo organizado. Se você já encontrou família, já sabe o que precisa fazer quando chegar na França e está tranquila quanto ao seu período como au pair, daí talvez seja melhor também guardar essa grana para outros investimentos.
Indicações de cursos:
Eu sei que há diversos cursos por aí, inclusive de produtoras de conteúdo que eu amo e considero amigas. Mas o único curso que eu conheço, de fato, por dentro e ao qual eu tive acesso foi o “Mãe, to na França” da @LeeTaViajando. Apesar de demandar um investimento maior do que alguns outros cursos, o que eu mais gosto no MTF é o bônus com aulas de francês, para quem ainda não domina bem o idioma. Se você for esperta, vai perceber que só esse bônus paga em 100% o valor do curso, já que aulas de francês normalmente custam o olho da cara.
Enfim, se quiser vir para a França usando apenas o conteúdo que eu ofereço gratuitamente aqui no site e no meu Instagram ou Youtube, eu acredito que você pode conseguir se virar bem. Mas se tiver decidido comprar um curso para te ajudar no passo-a-passo, fica aqui a minha recomendação e já vou, inclusive, deixar um link de acesso para quem tiver interesse.
É isso galera! Espero ver vocês aqui na França em breve!!