Oiee! Vou falar aqui sobre as possibilidades que você tem para comprovar os 615 euros mensais requeridos quando da solicitação do seu visto de estudante, pós au pair.
Primeiro, vamos ver o que a própria prefeitura coloca como possibilidades:
Comprovação de meios de subsistência suficientes: os recursos financeiros mensais devem ser pelo menos iguais ao montante do subsídio de subsistência mensal básico atribuído aos bolsistas do governo francês (ou seja, 615 euros em aplicação da decisão do Ministério das Relações Exteriores de 9 de julho de 2003). [No caso de recursos múltiplos que justifiquem o montante total de 615 euros, favor anexar prova de cada um dos recursos] : certificados bancários de transferência regular ou saldo de crédito suficiente e, no caso de recursos fornecidos por terceiros, atestado de honra ao pagamento de valores que permitam atingir o valor exigido; recibos de pagamento; certificado de bolsa de estudos da organização pagadora do país de origem especificando o valor e a duração da bolsa de estudos.
Por isso, se você já não tiver um contrato de trabalho que possa comprovar o valor de 615 euros por mês, eu recomendo que, por três meses, o seu sponsor passe a te enviar mensalmente a diferença entre o seu salário de au pair e o montante total.
Exemplo: Eu recebia 500 euros como au pair. Minha mãe, que foi minha sponsor, me enviou 150 euros por mês, nos três meses que antecederam a minha solicitação de visto. Sendo assim, o total na minha conta bancária era superior a 615 euros mensais nesses três meses, sacou?
Daí, na hora de comprovar que ela seria minha sponsor, ela fez uma Attestation de Prise en Charge baseada neste modelo aqui, assinou e me enviou. Ela me enviou também seu contra-cheque comprovando que ela recebe o equivalente a, pelo menos, mais de três vezes 615 euros. É necessário que o seu sponsor receba, no mínimo, esse valor por mês, para que o governo tenha garantia de que essa pessoa vai poder te sustentar. Além disso, ela me enviou seu documento de identidade scaneado e eu fiz a cotação no Google mesmo de real para euro, na data em que ela me enviou o contra-cheque. A ideia dessa cotação é demonstrar que o salário dela em reais equivale a, pelo menos, três vezes 615 euros. Tirei um print dessa cotação no Google e anexei aos outros documentos.
Recapitulando os documentos da comprovação:
- Attestation de Prise en Charge
- Contra-cheque do sponsor
- Documento de identidade scaneado
- Cotação do valor total do contra-cheque em reais para euros (print do Google)
Coloquei tudo isto no mesmo PDF e esse foi o Combo 01 de documentos comprobatórios.
Além disso, eu tive também que enviar prints da minha conta bancária em francês, atestando ter tido, nos últimos 3 meses, o valor mínimo de 615 euros na minha conta.
Como eu uso o N26, um banco alemão, eu tive que fazer também um outro combo de documentos, porque o setor de visto da universidade não queria aceitar que o meu banco não era francês.
O Combo 02 contou, então, com os seguintes documentos:
- Cópias do extrato bancário do N26 nos últimos 3 meses
- RIB do meu banco francês, que não uso para nada
- Attestation sur l’honneur falando que uso o N26 e não o banco francês
Na attestation, eu escrevi o seguinte, em francês:
Je soussignée (nome completo) demeurante (endereço completo) atteste sur l'honneur que :
J'ai deux comptes bancaires en Europe. L'un est français et n'est pas utilisé comme compte principal en raison de ses taux élevés et l'autre est allemand.
J'utilise le compte bancaire N26 comme compte principal en France et, conformement à l'article 9 du règlement (UE) n° 260/2012, toutes les transactions que j'effectue dans le pays sont legalement effectuées à partir de ce compte, au motif que mon compte N26 est situé dans un autre État appartenant à l'Union Européenne.
Fait pour servir et valoir ce que de droit.
E daí os meus documentos foram aceitos pela universidade e enviados para a prefeitura, que só me convocou depois para comprovar o pagamento do timbre e retirar meu titre. Se quiser saber mais sobre os documentos necessários para tirar o visto de estudante na França, clica aqui neste link.