Há a possibilidade de ficar na França depois que eu acabar o meu mestrado? O que fazer depois do fim do master na França?
Para muitos de nós, que procuramos um mestrado internacional, o master será mais um passo na nossa vida como imigrante entre outro país. Dessa forma, é importante saber como ficar na França após o fim do seu mestrado.
Se você já chegou aqui eu acredito que já deve entender como funcionam os dois tipos de mestrado franceses – o Professionnel e o Recherche, mais voltado para a pesquisa.
Independente de qual dos dois você escolha, todos os estudantes de mestrado, na França, têm direito a ficar mais tempo no país após o fim do curso.
Nesse post, eu vou citar todas elas, aprofundando as que eu acredito serem de maior relevância:
- PACS – Pacto Civil de Solidariedade e Concubinato na França: Esse visto é utilizado para aqueles que possuem uma união estável com algum cidadão da França.
- Visto de casamento: Como o próprio nome diz, o visto de casamento é fornecido após o casamento com um francês.
- Doutorado: Caso você queira continuar estudando na França, poderá partir para um doutorado e manter-se no visto de estudante.
Na minha opinião, essa são as opções mais complicadas. O doutorado, talvez seja uma opção mais ideal para aqueles que pretendem fazer o mestrado de pesquisa e desejam focar na área que escolheram. Já aqueles que optaram pelo mestrado em alternância (professionnel) podem não se identificar.
Do mesmo modo, tanto o visto de casamento quanto o PACS dependem de outra pessoa… Por isso, essas não são as minhas opções favoritas. Dessa forma, seguem abaixo outras formas de ficar na França após o mestrado:
- APS – Autorização Provisória de Séjour: Essa é uma permissão do governo francês para que você possa ficar no país por mais um ano a fim de procurar um emprego ou abrir uma empresa francesa. Esse visto é um direito para qualquer pessoa que fez o mestrado na França.
- Visa salarié: Esse é um visto de trabalho. Você poderá usá-lo para qualquer trabalho que encontrar. Ainda, é importante saber: é mais fácil conseguir a mudança do visto APS pro Visa Salarié, do que direto do visto de estudante.
- Passeport Talent: Esse também é um visto de trabalho, mas é mais utilizado para trabalhadores qualificados (o que você será após o fim do seu master!). Esse título é dado para aqueles que ganham, anualmente, mais de 40.925 euros. Essa é uma boa opção, pois o tempo para renovação é maior do que o Visa Salaire (04 anos).
Depois de ver tantas opções fica mais simples escolher qual caminho seguir e, ao mesmo tempo, diversas portas se abrem. A minha dica é: Assim que terminar o seu mestrado, solicite a sua APS e procure um emprego para poder alterar o seu status para um dos vistos de trabalho.
Após essa mudança, vai ficar mais simples solicitar a sua cidadania francesa e conquistar o tão sonhado passaporte vermelho!! Portanto, se você se interessou por todas essas possibilidades e quer saber um pouco mais sobre o master e a vida na França é só me seguir nas minhas redes sociais (Instagram, Tiktok e Youtube) que eu sempre trago novas informações para vocês!!