Se você tem cidadania de algum país membro da união europeia, seu processo de candidatura pode ser muito mais simples! Isso acontece porque você não irá precisar fazer alguns transmites burocráticos comuns aos demais estudantes que almejam estudar na França. Vem comigo que vou te contar todas essas vantagens!
01. Você não precisa solicitar um visto de estudante: Sem necessidade de fazer a entrevista consular, você não precisa comprovar renda ou apresentar um contrato de trabalho antes de ir à França, já que esses são requisitos para obtenção do visto. Como você tem cidadania europeia, não precisará do documento para ter livre trânsito no país.
02. Você não precisa pagar a taxa do Campus France: Por ter cidadania, você pode fazer a sua candidatura diretamente com as instituições ou via plataforma Mon Master (que é 100% gratuita!!).
03. Você pode fazer alternância em qualquer faculdade: Quem tem cidadania não tem restrição de onde fazer sua alternância podendo estudar em Écoles, universités ou Grandes Écoles mesmo em seu primeiro ano na França. Isso é uma vantagem por algumas universidades só aceitam um alternante estrangeiro se ele já estiver na França há um ano.
04. O limite de 964h de trabalho por ano não se aplica: Mesmo para cursos em Formação Inicial (sem alternância), quem tem cidadania pode trabalhar o quanto quiser, sem limite de horas anuais. Não há a restrição porque ela está associada ao visto estudantil, que não é necessário para aqueles que já são cidadãos europeus.
Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.