Estudar na França é uma experiência incrível, mas a escolha do tipo de mestrado pode impactar significativamente a sua trajetória profissional e acadêmica. Para mim, existem quatro perfis de estudantes que devem reconsiderar a escolha do mestrado em alternância:
- Quem quer trabalhar fora do ambiente corporativo
O mestrado em alternância combina períodos de estudo teórico com experiências práticas em empresas. Essa modalidade é ideal para quem busca uma imersão no mercado de trabalho e deseja aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula. Por isso, se você tem interesse em áreas como pesquisa científica, ensino em sala de aula, artes ou assistência social, essa não será a melhor opção pra você. - Quem vai fazer 30 anos antes do próximo ano letivo
Se você está prestes a completar 30 anos antes do próximo ano letivo na França, pode ser mais vantajoso optar por um mestrado em Formação Inicial. Isso porque a idade é um dos critérios observados pelas empresas ao aceitar estudantes na modalidade de alternância. Isso está diretamente ligado com o subsídio que essa empresas podem receber do Governo. Por isso, dizemos que um dos requisitos para fazer o Master en alternance é ter menos de 30 anos no momento de assinatura do seu contrato com a empresa que você irá trabalhar. - Quem quer fazer carreira acadêmica depois do mestrado
Para aqueles que têm a intenção de seguir uma carreira acadêmica, fazendo posteriormente um doutorado, por exemplo, o mestrado em alternância pode não ser a melhor escolha. Este programa tem um enfoque mais prático e profissionalizante, o que possivelmente não combinará com o seu plano de carreira e com os objetivos de um futuro acadêmico. Nesse caso, o Master Recherche é a opção recomendada, pois oferece uma formação direcionada à pesquisa e prepara o aluno para a produção acadêmica e a continuação dos estudos. - Quem quer validar o mestrado francês como título de mestrado no Brasil
A validação de diplomas é uma preocupação comum entre estudantes brasileiros que desejam retornar ao país após seus estudos na França. O mestrado em alternância, por ter uma carga horária reduzida e um caráter majoritariamente profissionalizante, pode não atender aos critérios exigidos pelo processo de validação, especialmente pelo sistema de reconhecimento de diplomas brasileiro, o Carolina Bori. Para garantir uma validação mais tranquila e adequada, a escolha do master recherche em Formação Inicial é aconselhável, porque este tipo de mestrado é mais alinhado às exigências acadêmicas normalmente avaliadas.
Cada perfil de estudante possui necessidades e objetivos distintos. Avaliar cuidadosamente suas metas profissionais e acadêmicas é fundamental ao escolher o tipo de mestrado a ser realizado na França. O mestrado em alternância pode ser uma excelente oportunidade para muitos, mas não se adequa a todos. Depois de ver esses 04 perfis de estudantes que eu não recomendo que escolham a alternância, me conta aqui se você já decidiu qual tipo de mestrado irá fazer, ta certo?
Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok)
que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.
Texto escrito com auxílio do Chatgpt