Não, porém depende.
Eu passei por coisas em Paris que não passei nem no Brasil, como ver um homem se masturbando no metrô (linha 13), na minha frente, olhando pra mim (às 14h30, no meio do dia mesmo).
Nos lugares turísticos, tem sempre muita gente tentando aplicar golpes diversos e, no transporte público, é possível ouvir muitos avisos a respeito dos batedores de carteira. Mas assalto à mão armada e assassinatos não são nem de longe uma preocupação constante do francês comum.
Aqui, dois homens numa moto não fazem medo nenhum. Mas, como uma pessoas que já foi furtada duas vezes e assaltada uma outra no metrô, vou fazer algumas recomendações.
- 1. Use aquele anel traseiro de estabilidade para o telefone. Isso já salvou minha amiga de ter o celular roubado (eles puxam e correm).
- 2. Fique mais atento no momento de fechamento de portas do metrô porque é quando os assaltantes puxam o celular das mãos das pessoas. Escadas rolantes e entrada ou saída dos trens/metrôs também são pontos críticos pra furtos simples.
- 3. Use o modo de segurança brasileiro na hora de andar pelas estações: celular enfiado nos peitos, na frente da calça, etc e mochila para frente, se tiver algo de valor dentro dela.
E você, já passou por algum perrengue em Paris? Acha que conseguiria se virar bem com a violência mais moderada da Europa?
Eu moro aqui em Paris há pouco mais de dois anos e tenho um Instagram pra mostrar a minha rotina vivendo na cidade luz. Me segue lá também!