Você sabia que é possível fazer um mestrado na França sem gastar nada e ainda receber até 2.000 euros por mês? Essa é a proposta do “master en alternance”, uma modalidade de pós-graduação/mestrado francesa que combina estudo e trabalho.
Na alternância, você alternará entre períodos na empresa e na universidade. A empresa contratante cobre 100% dos custos do seu mestrado e você recebe um salário mensal, que pode chegar a 2.000 euros. Assim, como é a empresa que paga o seu master, é imprescindível que o curso escolhido funcione no ambiente empresarial, para que faça sentido para a companhia investir na sua formação. Alguns exemplos são:
- Direito: Empresarial, Digital.
- Psicologia: Social, Gestão de RH.
- Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Comunicação.
- Fisioterapia: STAPS.
- Letras: LEA, MESEM, MPI.
- Arquitetura: Gestão de projetos.
- Enfermagem: Gestão de Saúde.
É importante lembrar que esse rol de cursos não é exaustivo. Existem mais várias opções nas áreas citadas e outras áreas que não trouxe aqui pra vocês. As empresas vão investir em você porque elas recebem um subsídio do governo. A intenção primordial é inserir o jovem no mercado de trabalho, e é por isso que essa modalidade só está disponível para pessoas de até 30 anos incompletos.
Já sabia essas curiosidades sobre a alternância? Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.