Um dos documentos essenciais para que você possa realizar a sua candidatura, no mestrado na França, é o teste de proficiência. Essa avaliação é obrigatória quando você for montar o seu dossiê.
É claro que a prova poderá ser em inglês ou em francês, dependendo da língua que você fará o seu mestrado. Se você fizer o curso totalmente em francês, será em francês. Já se você quiser fazer o Master em inglês, a prova deverá ser nessa língua. Inicialmente, nesse post, falaremos sobre os testes para o mestrado em inglês:
- IELTS – Teste de inglês britânico. O resultado é disponibilizado um pouco mais rápido que o CAMBRIDGE. Se houver uma versão online, ela também será aceita, tanto pelo Campus France quanto pelas universidades francesas (quase todas).
- CAMBRIDGE – Teste de inglês britânico. O resultado pode demorar de 1 a 2 meses, mas, é um diploma (não tem data de validade). Só recomendo que você faça esse, se puder esperar um pouco mais pelo resultado.
- TOEFL – Teste de inglês americano. Esse possui a versão online e ela é amplamente aceita, contanto que seja a IBT (Test of English as a Foreign Language – Internet-Based Test).
- TOEIC – Teste de inglês americano. Normalmente, é um teste mais barato. Muito bem aceito na França, inclusive é o mais feito pelos franceses.
Algumas pessoas também perguntam sobre o Duolingo Test, contudo a aceitação dele pelas universidades ainda é limitada. Nesse caso, se você for fazer candidaturas pontuais para universidades, e viu que ele pode ser usado, é uma opção! Entretanto, se você ainda não sabe quais cursos irá aplicar, recomendo que tente uma das opções acima, porque elas são mais bem recebidas tanto pelo Campus France, quanto pelas Universidades francesas. Agora, se você for fazer o seu curso totalmente em francês, há duas possibilidades de teste de proficiência que são:
- TCF (TEST DE CONNAISSANCE DU FRANÇAIS) – Nesse caso, o aluno deverá fazer além das provas obrigatórias (de assinalar), a prova escrita (opcional). Não há necessidade de fazer a prova oral, na maioria dos casos do mestrado. Ao finalizar a prova, você receberá a indicação do seu nível de francês.
- DELF/DALF – O DELF irá até o nível B2, enquanto o DALF corresponde ao nível C1 e C2 do francês. Eles correspondem a um diploma, por isso não possuem validade. A parte negativa é que não há nivelamento. Você que escolherá qual nível de prova fará. Caso seja bem sucedido, você terá o diploma. Se você não conseguir atingir o nível que você escolher, você não terá nada.
Depois de passarmos por todos os testes, é importante que você veja com atenção as recomendações e entenda qual é o melhor pra você, além de pesquisar os preços e os locais de aplicação das provas, se optar por realizar os testes presenciais. Depois disso, é só fazer a sua prova e ficar um passo mais perto do seu sonho, de fazer um mestrado na França!
Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.