A verdade é que, quando a gente vai dar início ao processo para fazer o mestrado na França, é comum ficar perdido sobre quanto vamos gastar. Nesse post, eu vou explicar pra vocês os principais gastos que você vai ter até chegar ao seu sonho:
- TRADUÇÃO JURAMENTADA
Há a necessidade de traduzir de forma juramentada alguns documentos, como: diploma, histórico escolar, cartas de recomendação, entre outros. Você pode pesquisar empresas que façam esse tipo de tradução de forma mais barata, mas já planeje-se pensando em separar um dinheiro para isso.
- TESTE DE PROFICIÊNCIA
Para conseguir comprovar seu nível na língua do mestrado escolhido, é necessário que você faça um teste de proficiência. Essa prova deverá ser feita tanto para mestrados em inglês como para mestrados em francês. O valor do teste, normalmente, é igual ou superior a R$800,00. Os testes de inglês melhor aceitos são: TOIC, CAMBRIDGE, IELTS e TOEFL, enquanto de francês serão os: DELF/DALF e TCF.
- PASSAGENS
Você vai precisar calcular aqui os custos das passagens para fazer sua entrevista com o Campus France. Essa entrevista pode ser feita em uma das sedes do Campus France, ou da Aliança Francesa, que é uma empresa parceira deles. A Aliança Francesa tem locações em todas as capitais do Brasil, então os gastos de passagem até essa primeira etapa não devem ser muito significativos. O que nos leva a outro ponto: É importante também calcular o valor da passagem de deslocamento para tirar o visto de estudante. Além dessas, devemos pôr no cálculo a sua passagem aérea para França, caso você não tenha uma bolsa de estudos que a cubra (é preciso olhar no edital da sua bolsa para entender se isso acontece ou não).
- TAXA DE APLICAÇÃO
O campus France cobra uma taxa de, mais ou menos, R$ 570,00 para encaminhar sua candidatura de mestrado para até 07 universidades francesas. Esse tipo de aplicação, via Campus France, é necessária para os futuros alunos que vêm do Brasil e não têm cidadania de nenhum Estado membro da União Europeia. Aqueles que já estão na Europa com visto válido ou têm cidadania europeia podem fazer esse processo de inscrição gratuitamente via plataforma MonMaster.
- VISTO
A taxa para tirar o visto de estudante não é alta, mas é um gasto que precisa ser calculado, são 50 euros que serão gastos, se você morar no Brasil e 75 euros, se você morar na Europa com visto válido. Além disso, você deverá dispender um valor de “frete” para que eles enviem o seu passaporte de volta, depois de ter anexado o carimbo do visto.
- OUTROS
Eu recomendo também que você fique atento a alguns detalhes de outras coisas que você, talvez, precise adquirir nesse processo de mudança como, por exemplo, malas de viagem, passaporte, remédios específicos, roupas, etc.
Agora que você já sabe quanto vai gastar para fazer um mestrado na França, quero te passar uma informação bônus e uma recomendação que sempre faço aos meus alunos: é preciso ter um valor para se manter, de forma confortável. Eu, enquanto estudante, gastava entre 850 e 1.000 euros por mês. Recomendo que você, que está se preparando para vir à França, deixe separada essa quantia por, pelo menos, 02 meses (mesmo que você já venha com um contrato de trabalho). Ter esses valores discriminados vai, com certeza, te ajudar a ter mais segurança na sua chegada no país.
Eu entendo que os valores podem parecer maiores do que o esperado, mas você vai ter quase 1 ano para juntar esse dinheiro e ir pagando aos poucos, porque o processo com o Campus France começa em outubro e você só vem mesmo em setembro do ano seguinte. Assim, você terá esse prazo para diversificar sua renda, investir, poupar e finalmente realizar o seu sonho.