TCF significa Test de Connaissance du Français e é um teste linguístico do Ministério francês da Educação Nacional destinado ao público não francófono que deseja validar seu conhecimento no idioma. Outros testes conhecidos desse tipo são o TOEFL e o IELTS, que avaliam o nível de inglês de falantes não-nativos.
Existem principalmente dois tipos de TCF: DAP e TP. O que eu fiz hoje foi o TCF TP (Tout Public), que se destina a todos aqueles que querem se candidatar aos estudos na França em níveis L3 (último ano da graduação), M1 (primeiro ano de Mestrado) ou M2 (segundo ano de mestrado) em uma universidade francesa ou em qualquer nível de estudos em écoles, grandes écoles, etc.
O TCF DAP se destina única e exclusivamente aos candidatos estrangeiros que estão preenchendo uma Demande d’Admission Préalable (DAP). A DAP é um formulário de candidatura ao primeiro ou segundo ano de graduação (L1 ou L2) em uma universidade francesa ou a qualquer nível de estudos em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura.
No vídeo abaixo, eu falo um pouco mais sobre os dois testes e explico porque eu escolhi o TCF, além de revelar a minha nota nas provas obrigatórias e opcionais: