Quando nós nos deparamos com a possibilidade de fazer um mestrado na França, um mundo novo se abre! Muitas pessoas não sabem, mas o governo francês tem diversos órgãos, incentivos e auxílios para facilitar a vida dos estudantes no país.
Um desses órgãos governamentais é a CAF (Caisse d’Allocations Familiales) que é responsável por prestar um auxílio financeiro no aluguel daqueles que necessitam.
Deste modo, depois que você for aceito em pelo menos um curso e tiver completado o seu Dossiê Social Étudiante (DSE), o próximo passo será encontrar a sua moradia. Para fazê-lo é necessário assinar um contrato de locação, o qual necessitará de um caução e de um fiador.
Para que você tenha condições de pagar o seu aluguel, dois auxílios franceses poderão ser utilizados: Allocation de Logement (Auxílio-Alojamento) e a APL (Ajuda Personalizada à Moradia). Ambos são disponibilizados através da CAF.
O órgão governamental irá analisar a sua situação, através de perguntas disponibilizadas no site da CAF, onde você vai ter acesso ao valor estimado do auxílio que vai receber
Para que você possa solicitar esse auxílio as condições são:
1. Ser locatário ou co-locatário de um imóvel;
2. Respeitar as regras e condições do alojamento que pertence;
Além disso, os valores desse subsídio poderão chegar até 320 euros por mês, dependendo da situação do imóvel e da sua também.
E aí, você já sabia desse auxílio? Estudar na França fica cada vez melhor depois que nós conhecemos todos os incentivos que o governo francês pode oferecer aos estudantes estrangeiros! Então, assim que você alugar o seu imóvel, solicite a sua CAF!
Se você quiser saber um pouco mais sobre como fazer mestrado na França é só me seguir nas minhas outras redes sociais (Instagram, Tiktok e Youtube) já que eu falo todos os dias sobre o master francês.
Texto redigido por Ana Beatriz Coelho sob a supervisão de Carla Ribeiro.