As “Grandes Écoles” são instituições de ensino superior de prestígio na França que se especializam em áreas específicas como engenharia, administração ou serviço público. Nestas escolas é permitido fazer alternância desde o seu primeiro ano na França, mesmo sendo estrangeiro, já que a elas se aplica a exceção da Lei que impede primo-arrivants de fazer alternance na França. Este também é o caso da Grade Master nem universidades. Aqui abaixo eu listei algumas das mais renomadas “Grandes Écoles” da França, divididas por categorias:
Escolas de Engenharia:
École Polytechnique (l’X): Situada em Palaiseau, é uma das mais prestigiosas escolas de engenharia da França.
CentraleSupélec: Resultado da fusão da École Centrale Paris e da Supélec, é altamente reconhecida em engenharia e ciências.
Mines ParisTech: Parte da Universidade PSL, é uma das principais escolas de engenharia do país.
Escolas de Administração e Negócios:
HEC Paris: Localizada em Jouy-en-Josas, é frequentemente classificada como a principal escola de negócios da Europa.
ESSEC Business School: Com campi em Cergy-Pontoise e Singapura, é uma das líderes em educação de negócios.
ESCP Europe: Fundada em 1819, é a escola de negócios mais antiga do mundo e tem campi em várias cidades europeias.
Escolas de Ciências Políticas e Assuntos Internacionais:
Sciences Po Paris: Especializada em ciências sociais, é uma das melhores escolas de ciências políticas do mundo.
ENA (École Nationale d’Administration): Localizada em Estrasburgo, é famosa por formar muitos altos funcionários públicos, políticos e executivos na França.
Outras Grandes Écoles notáveis:
EMLyon Business School, École Normale Supérieure (ENS), Institut d’Optique Graduate School, École des Ponts ParisTech, ENSAE, ParisTech.
A França tem muitas outras “Grandes Écoles” em diversas áreas, e a “melhor” pode variar dependendo do programa específico, da área de estudo e dos interesses individuais. Também é importante frisar que o conceito de “melhor” pode ser subjetivo e baseado em diferentes critérios, como pesquisa, empregabilidade, rede de ex-alunos e reconhecimento internacional.
Se você se interessou pelo assunto e o seu objetivo for aprender como fazer o seu mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.