Oieee! Este post vai falar sobre o visto de estudante relacionado ao mestrado na França, que foi o processo que eu fiz. O processo para obter um visto para estudante de curso de francês ou estudante de graduação e/ou doutorado pode ser diferente do que vou apresentar aqui, ta bom?
Além disso, eu tirei esse visto já estando na França há dois anos, sem ter que voltar para o Brasil. Eu moro aqui desde agosto de 2018 e vim com o visto de au pair. Se quiser saber mais sobre como ser au pair na França, clica neste link.
Se você vai seguir o mesmo caminho que eu e pretende trocar do visto de au pair para estudante, vamos lá!
Primeiro passo:
Confira a lista de documentos necessários clicando neste link. A lista que você vai seguir é mais ou menos essa, porque você está renovando o visto, mas o seu visto anterior não era de estudante. Isso significa que, ao invés de justificar o sucesso dos seus estudos anteriores, você vai justificar apenas que estava na França como au pair. Para isso, vai ser preciso enviar uma cópia do seu último Contrato de Au Pair assinado por ambas as partes. Se você, em algum momento, fez um curso de francês, aproveite e envie esse comprovante também porque a França ama documentos. Quanto mais, melhor!
Eu pessoalmente não precisei enviar justificativa da Cobertura Social, apesar de ter um número definitivo de segurança social. Também não precisei enviar minha Certidão de Nascimento traduzida por tradutor juramentado, apesar de ter essa tradução em mãos.
Segundo passo:
Reúna os seguintes documentos:
- Passaporte
- Diploma e Histórico Escolar da graduação traduzidos por tradutor juramentado
- Visto de au pair
- Antigo contrato de au pair
- Comprovante de residência (ou attestation d’hebergement assinada pela host family + comprovante de residência deles + cópia da identidade deles)
- 3 fotos 3,5×4,5
- TCF ou DELF com o nível solicitado pelo seu mestrado (quando eu solicitei meu visto, eu tinha nota apenas das provas obrigatórias e uma comprovação de marcação das provas opcionais para dali a algumas semanas).
- Inscrição na sua instituição de ensino (uma pré-inscrição pode ser suficiente no momento da apresentação do pedido. A entrega final deve ser feita, o mais tardar, quando o título for entregue).
- Comprovação de sua renda, que deve ser de pelo menos 615 euros / mês:
A. Certificados bancários de transferência regular ou saldo de crédito suficiente e, no caso de recursos fornecidos por terceiros, certificado de honra de pagamento de quantias que permitam atingir 615 euros /mês
B. Folhas de pagamento se você trabalha
Terceiro passo:
Pague 75 euros por seu timbre neste site. E leve o PDF com o código de barras (pode ser no celular mesmo), seu passaporte (mais uma cópia) e seu titre de au pair (mais uma cópia), no dia em que for fazer a retirada do visto lá na prefeitura. Eu fiz todo o meu processo através da Universidade Paris Nanterre, que é onde estudo, e só fui na prefeitura para fazer a retirada do visto. A minha prefeitura foi a de Hauts de Seine e eles me deram um visto válido entre 06/11/2020 e 05/11/2022. Acredito que o tempo de dois anos foi porque vou fazer M1 e M2, já que isso aconteceu com outras amigas que também solicitaram o mesmo visto pelo mesmo motivo.
Esses são os documentos necessários e que me foram solicitados. Eu já falei um pouco mais sobre como comprovei a renda necessária e sobre quanto tempo levou o meu processo de mudança de vistos. Se esse post te ajudou em algo, não esquece de me seguir no Instagram e de deixar um comentário aqui! É sempre bom saber que estamos fazendo a diferença na vida de alguém.