Oie! Estou fazendo essa postagem pra deixar registradas as minhas duas cartas de recomendação. Elas foram feitas por duas professoras queridas minhas da graduação, quando estudei Jornalismo na UFBA. Escolhi as professoras a quem pediria minhas cartas baseada em dois critérios: minhas notas nas matérias e minha afinidade com cada uma. Além disso, tentei pensar também em professoras que ensinaram disciplinas que se relacionavam de alguma forma com o que eu queria estudar no meu mestrado.
Confira abaixo as duas cartas de recomendação que recebi:
Carta de Recomendação 01
Por duas vezes, tive a oportunidade de ministrar disciplinas a Carla Ribeiro: Oficina de Assessoria de Comunicação e Comunicação Estratégica. Em ambas oportunidades fui surpreendida pela qualidade dos seus trabalhos, sua habilidade em comunicação e sua capacidade de produção, sobretudo no que se refere à planejamento de ações para assessoria de comunicação. Soma-se a este perfil sua capacidade de liderança, criatividade, dinamismo e, muito importante, o cumprimento de prazo na entrega de conteúdos. Por tudo isso, creio que Carla Ribeiro está apta e fará muito proveito de cursos na área de marketing digital.
Esta professora era uma fofa e sempre me ajudou em tudo. Fiquei muito feliz com a recomendação dela e usei essa carta para muitos dossiês, antes de conseguir a carta de número 02, que achei mais completa.
Carta de recomendação 02
Venho por meio desta recomendar a sra. Carla Jane Coelho da Silva Ribeiro como aluna desta instituição de ensino de reconhecida referência em estudos do campo de comunicação social. A sra. Carla Jane foi minha aluna em 2016 no componente “Oficina de Jornalismo Digital”, que integra o curso de graduação em Jornalismo da Faculdade
de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA). No referido período integrei o quadro de docentes substitutos da instituição. A disciplina tinha como principal objetivo preparar a turma para elaborar conteúdos a partir do debate teórico sobre as transformações nas formas narrativas e de apuração a partir da disseminação das novas tecnologias de informação e comunicação. Como parte do programa de curso, os integrantes da classe necessitavam realizar reportagens para a publicação na plataforma Impressão Digital 126, um produto-laboratório vinculado à disciplina. A sra. Carla Jane teve um alto aproveitamento em todas as avaliações do curso.
Em outra oportunidade integrei a banca de avaliação do seu Trabalho de Conclusão em Jornalismo onde, mais uma vez, pude comprovar o seu alto aproveitamento em fundamentos de concepção, produção de conteúdos e distribuição de uma plataforma digital para a divulgação de informações sobre intercâmbio acadêmico. Sob a orientação da professora Susana Barbosa, titular da cátedra de Jornalismo Digital, a sra. Carla Jane apresentou um trabalho de excelência nos critérios adotados para avaliação como apropriação da bibliografia escolhida e adequada ao produto, desenvolvimento dos objetivos geral e específicos, desenvolvimento do projeto experimental e resultados alcançados. A sua aprovação foi qualificada com a nota máxima.
Além disso, a sra. Carla Jane apresentou, nestas oportunidades em que tivemos uma convivência acadêmica, virtudes cruciais para o ambiente de ensino, como disposição para apreender novos conceitos e informações e para realizar experimentações no campo da narrativa, critérios essenciais na prática dos mais diversos campos da comunicação social atualmente. Dessa forma, creio que seu ingresso neste programa de estudos será uma oportunidade extremamente rica para a troca de conhecimentos e experiências.
Confesso que essa segunda Carta de Recomendação me deixou até surpresa porque não imaginava que a professora gostasse tanto de mim, apesar de saber que ela é uma querida!
É isso, galera. Se quiser ver também a minha carta de motivação ou saber como solicitei essa carta de recomendação por e-mail, é só clicar nos links correspondentes.
Não esqueça de me seguir no Instagram pra ficar por dentro de tudo sobre a minha vida de estudante na França.