Inscrever-se no seguro social, é um passo importante na sua mudança de ares para terras francesas. Por isso, é necessário entender que o Sécurité Sociale abrange não somente questões médicas, mas também aquelas que envolvem acidentes, trabalho e aposentadoria. Dessa forma, nesse post, vou te explicar como funciona para solicitar o seu número. Vem comigo!
- Acesse o site oficial: Acesse o site etudiant-etranger.ameli.fr
- Crie uma conta: Clique na opção para se inscrever (s’inscrire) e crie uma conta fornecendo seu endereço de e-mail e informações básicas
- Forneça os documentos necessário: Passaporte, visto, Certificado de inscrição na Universidade Francesa, Certidão de nascimento (com tração para o francês), Comprovante de residência na França (como uma conta de luz ou contrato de aluguel), RIB (Relevé d’Identité Bancaire) de uma conta bancária francesa.
- Aguarde a análise: Após enviar os documentos, a Assurance Maladie irá processar sua solicitação. Esse processo pode levar várias semanas.
- Receba seu número provisório: Inicialmente, você receberá um número provisório de sécurité sociale. Esse número permite que você acesse serviços de saúde enquanto aguarda o número definitivo.
- Receba seu número definitivo e a carte Vitale: Após a confirmação de sua inscrição, você receberá o número definitivo da sécurité sociale e, posteriormente, a carte Vitale, que é o cartão de seguro saúde utilizado na França.
Gostou e quer saber mais? Se você se interessa pelo assunto e o seu objetivo é aprender informações sobre mestrado ou pós-graduação na França, me siga também nas minhas outras redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok) que lá, todo dia, eu posto diversas informações sobre como uma empresa pode te pagar até 2.000 euros por mês para fazer um master en alternance na França, te deixando um pouquinho mais perto do seu sonho de consolidar sua carreira profissional aqui na Europa.